Acidentes por animais peçonhentos - aranhas

Autor: 
Isabela Benseñor,Paulo Lotufo
Animais peçonhentos - aranhas

Aranhas são animais praticamente universais. Conseguem fazer ninhos rapidamente. Apesar de provacarem medo intenso em algumas pessoas, a grande maioria das aranhas não representa maior risco. Destacam-se cinco tipos de aranhas que são consideradas venenosas, podendo causar acidentes graves em adultos ou crianças.

As principais aranhas venenosas são a armadeira (Phoneutria sp) e a aranha marrom (Loxocesles sp). Outras aranhas que também estão envolvidas em acidentes são a aranha da grama (Lycosa sp), as caranguejeiras (vários gêneros podem estar envolvidos com acidentes em homens) e as viúvas negras (Latrodectus sp).

Animais peçonhentos-aranhas
Imagem cedida por Steve Clark
Apesar de provocarem medo, algumas aranhas não representam risco

 

Embora, em filmes e na literatura as aranhas caranguejeiras e a viúva negra sejam sempre as culpadas, elas raramente causam acidentes e quando ocorrem em geral são de pequena a média gravidade com pouco risco para o homem. As aranhas mais envolvidas em acidentes com seres humanos são a armadeira e a aranha marrom que apesar do aspecto menos perigoso causam acidentes de gravidade em adultos e crianças.

Para saber mais sobre os acidentes causados por aranhas, veja a próxima seção.