Como funcionam os batedores de carteira

Autor: 
Tom Harris

Bater carteiras é um dos crimes mais antigos e populares no mundo. O atrativo é relativamente seguro: um experiente batedor de carteira pode conseguir tanto dinheiro quanto um ladrão armado, sem muito risco de confronto ou de ser identificado. Quando a vítima ainda nem percebeu o que aconteceu, o batedor de carteira já está longe. E como normalmente não há armas envolvidas, os batedores de carteira quando pegos são sentenciados a penas mínimas de prisão.

Essas notícias são ruins para todos nós. Quando você está viajando, um batedor de carteira pode facilmente estragar sua viagem, surrupiando seu dinheiro, cartões de crédito e documentos de identidade em questão de segundos. E há pouca chance de você conseguir recuperar seus pertences.

Neste artigo, veremos como esses ladrões podem roubar pessoas sem que estas não o percebam. Também descobriremos o que você pode fazer para evitar ser o alvo de um batedor de carteira  e o que você deve fazer se sua carteira for roubada.

No mundo, há  todos os tipos de batedores de carteira, com diversos níveis de habilidade. No nível mais baixo estão os oportunistas simples. Esses batedores de carteira não usam qualquer técnica especial; simplesmente,  procuram pessoas que assumem atitudes vulneráveis. Por exemplo, freqüentemente universitários estudam em áreas públicas com aglomeração de pessoas e deixam suas mochilas abertas. Um batedor de carteira simplesmente senta-se perto do estudante e alcança a mochila da vítima. Oportunistas também procuram pessoas que dormem na praia e pessoas que esperam junto de bagagem em aeroportos.

Retirar uma carteira do bolso ou bolsa de alguém é um pouco mais difícil porque o batedor de carteira precisa realmente apalpar a vítima ou algo próximo ao corpo dela. Normalmente eles "camuflam" o contacto físico ilegal com um contacto físico inocente e esperado.

O batedor de carteira parece estar absorto na leitura de uma revista, enquanto com uma mão remexe dentro da bolsa da vítima, por debaixo de sua blusa

Por exemplo, em um  vagão de metrô ou ônibus congestionado é normal que estranhos se espremam contra você, de forma que você nem se dá conta de algo pressionando sua carteira ou bolsa. Se o batedor de carteira for bom, a vítima não percebe nada. Normalmente,os batedores de carteira usam jaquetas ou jornais para cobrir suas mãos enquanto "trabalham".

A técnica do "sanduíche": o comparsa pára repentinamente e o batedor de carteira tromba com a vítima por trás, roubando sua carteira

A mesma abordagem também funciona em áreas menos congestionadas. Eventualmente, uma gangue de batedores de carteira pode esmagar você entre eles. Em um esquema padrão, o "comparsa" pára repentinamente na frente da vítima, de modo que esta tromba com ele. O "batedor" pretende trombar acidentalmente com a vítima, pela traseira e se desculpa com educação ao mesmo tempo em que pega a carteira dela. Pode parecer estranho que o comparsa pare repentinamente, mas o batedor parece totalmente inocente, de modo que a vítima não percebe que foi roubado.

Como em um show de mágica, aqui o principal método de trabalho é a distração. Normalmente, seres humanos enfocam a atenção em uma só coisa, de modo que se você der a eles algo interessante para observar, eles não prestarão atenção em seu dinheiro e valores.

No mundo dos batedores de carteira, a técnica de distração pode ser muito elaborada. Dois membros de uma gangue podem encenar uma briga, enquanto um terceiro membro tira proveito da multidão desatenta. Crianças batedoras de carteira podem tentar mostrar algo para uma vítima, como um desenho ou brinquedo enquanto outras crianças surrupiam por trás. Outro truque comum é  lançar excrementos de aves ou algo que se pareça com isso e então oferecer ajuda na limpeza.

Uma das distrações mais efetivas é sexo: uma mulher atraente, normalmente passando-se por bêbada, acaricia um homem insuspeito de maneira afetuosa e rouba sua carteira ou relógio enquanto ele está distraído.

Alguns batedores de carteira apostam na compaixão como distração. Eles derrubam "acidentalmente" sacolas de roupa ou de compras no chão, de modo que alguém irá parar para ajudar. Enquanto a vítima estiver ajoelhada no chão ao lado do primeiro batedor de carteira, outro membro da gangue rouba-lhe a carteira. Na praia, um membro da gangue pode simular estar prestes a se afogar. Quando a vítima corre para ajudá-lo, outro membro da gangue carrega tudo o que ela possa ter deixado areia.

Um membro da gangue de batedores de carteira simula ter deixado cair o que estava carregando. Quando a vítima tenta ajudar, o segundo batedor de carteira rouba a carteira de sua bolsa

Algumas vezes, os batedores de carteira não querem que você se distraia de seu dinheiro; eles querem atrair sua atenção para ele. Por exemplo, o membro de uma gangue de batedores de carteira pode gritar "Alguém acaba de roubar minha carteira!" em uma estação de metrô congestionada. A reação automática da maioria das pessoas e certificar-se de que ainda estão com a posse de suas carteiras e valores, de modo que apalparão o bolso em que estiverem guardados. Isso facilita muito o trabalho do batedor de carteira - mostra-lhes exatamente onde procurar. Os batedores de carteira também vigiarão caixas automáticos e examinarão os locais onde as pessoas guardam dinheiro. Os batedores de carteira também "apalparão" as vítimas - encostando casualmente para sentir onde está a carteira delas antes de roubar.

Os batedores de carteira estão sempre inventando novos esquemas, de modo que é quase impossível ser totalmente imune a seus truques. Mas você pode tornar o trabalho deles muito mais difícil, conforme veremos na seção seguinte.

É difícil vigiar todos os batedores de carteira, não importa o quão cuidadoso você seja, porque geralmente os batedores de carteira se disfarçam. Eles são muito cuidadosos para não cair no estereótipo comum do criminoso. Muitos se vestem como ricos empresários ou empresárias; outras carregam bebês, que usam para ocultar o que suas mãos estão fazendo. Alguns até mesmo imitam turistas, seus principais alvos.

A melhor defesa contra batedores de carteira é tornar difícil para eles pegarem seus objetos. Não é boa idéia carregar sua carteira no bolso traseiro, porque é muito fácil para um batedor se mover sorrateiramente por trás de você. Os bolsos da frente são mais seguros, mas a melhor opção é um cinto para dinheiro sob suas roupas. As pochetes são extremamente vulneráveis, particularmente quando ficma voltadas para trás. Sacolas e bolsas de carregar nas costas também são atraentes para os batedores de carteira. Se você precisar transportar uma bolsa, deve mantê-la sob seus braços e cobri-la com sua mão em áreas cheias de gente.

Outra boa defesa é usar alguns métodos de distração de sua própria criação. Carregue uma carteira "fantoche" que seja fácil de pegar em seu bolso ou bolsa, de modo que os batedores de carteira nunca vejam sua carteira verdadeira.

É também importante não se parecer com um alvo atraente. Batedores de carteira são atraídos por pessoas que pareçam perdidas, confusas ou distraídas. Pessoas que pareçam seguras de si e conscientes do que ocorre ao redor são alvos menos atraentes. Lembre-se de que a maioria dos batedores de carteira é composta por ladrões cautelosos que querem evitar confronto. Mesmo que eles pensem que possam roubar algo de você, eles tenderão a passar ao largo se você não se parecer com a mais perfeita vítima na multidão.

Mesmo tomando todas essas precauções, ainda assim você pode ser vítima de batedores de carteira. Você pode minimizar os danos se estiver preparado. Faça uma lista de tudo que tem em sua carteira ou bolsa, especialmente os números dos cartões de crédito. Isso facilita muito a execução das medidas para corrigir tudo se alguém roubar você. É também uma boa idéia espalhar dinheiro, cartões de crédito e documentos de identificação em diferentes locais, de modo que seja menos provável que você perca tudo ao mesmo tempo. Tome cuidado com o que você põe em sua carteira. Não é boa idéia ficar andando por aí com seus documentos de identidade, por exemplo, ou carregar cartões (especialmente cartões bancários) à vista.

Os batedores de carteira podem estragar totalmente uma viagem a um país estrangeiro se você não estiver preparado. Quando você perde sua identificação, pode até ter de permanecer nesse país até que tudo se resolva. Para facilitar o processo ao máximo, você deve carregar fotocópias de seus cartões de crédito, seu passaporte e qualquer outro documento de identificação. Mantenha as cópias em seu hotel e deixe cópias com alguém em casa. Mesmo que você perca tudo, seu amigo pode passar por fax as informações que você precisa. Também é boa idéia preparar uma lista de números e endereços de emergência antes de sua viagem. Descubra o endereço da embaixada de seu país e anote o telefone da delegacia de polícia local.

Se você perceber que seus cartões de crédito e identificações estão faltando, em casa ou no exterior, é importante agir rapidamente. Ligue para a empresa de cartão de crédito e cancele imediatamente os cartões. A seguir, abra uma ocorrência policial e entre em contacto com o Departamento de Trânsito (se sua carteira de habilitação for roubada).

Com seus cartões de crédito e identificação, um ladrão pode tentar roubar sua identidade, o que pode demorar anos para ser corrigido. Entre em contato com as principais agências de proteção ao crédito imediatamente, de modo que eles saibam que alguém está tentando abrir crédito em seu nome.

Os batedores de carteira estão por aqui há muito tempo e não há muita coisa que os agentes da lei possam fazer quanto a isso.Mas se você estiver bem informado e preparado, é mais provável que eles procurem um alvo mais fácil.

Para obter mais informações sobre batedores de carteira e seus métodos, examine os links da página seguinte.