Abrigos utilizando materiais disponíveis

Autor: 
Charles W. Bryant

É vital em qualquer situação de sobrevivência fazer uso de qualquer coisa que você encontrar ou que você já tenha disponível. Quase sempre, você encontra materiais úteis deixados por outros. Um pedaço de corda de escalada, uma placa de plástico ou até mesmo uma bota de trilha pode ser de grande utilidade na floresta. Você deve sempre juntar aquilo que já possui ou que encontrar e guardar esses materiais em seu acampamento de base. Itens como ponchos, redes de náilon ou pára-quedas podem servir como materiais de abrigo.

Se você tiver um poncho ou qualquer tipo de placa de plástico, você poderá construir vários tipos diferentes de abrigos. O que você deve fazer é imitar o formato de uma barraca. Para um abrigo básico contra a luz, tudo o que precisa fazer é distribuir o material de forma que você possa se abrigar dentro dele. Se tiver uma corda, você poderá amarrá-la entre quatro árvores para formar uma cobertura. Você pode estilizar um abrigo ao colocar uma corda no centro do poncho entre duas árvores, e então prender as laterais no solo com madeiras afiadas para criar um formato de A. Outro abrigo em forma de telhado simples pode ser feito amarrando dois cantos opostos do poncho às árvores. A outra extremidade se inclina diagonalmente no chão e pode ser segura com pedaços de madeira ou rochas pesadas.

poncho tent
Esse abrigo simples pode ser feito se você tiver um poncho e uma corda

Se você não tiver nenhuma corda, construa uma barraca que comporte uma pessoa com galhos de árvore:

  • pegue um ramo de árvore bifurcado em Y e prenda-o cerca de 30 cm dentro do solo, com o "Y" apontando para cima;
  • a viga mestra do telhado é o apoio central do teto e deve ser reta e resistente. Coloque-a do chão até a bifurcação, apoiando-a no "Y".
  • crie uma estrutura em formato de "A" para a porta da barraca com galhos diagonais em direções opostas um do outro que se encontram na bifurcação;
  • use videira ou galhos de árvores finos para juntar todos os três pontos de suporte;
  • crie uma estrutura em forma de costelas com os galhos colocados na diagonal ao longo da viga mestre do telhado, de modo largo o bastante para obter um espaço dentro;
  • quando terminar de construir a estrutura, coloque a cobertura no topo e prenda-a com madeiras pontiagudas.

estrutura da construção de um abrigo
Essa barraca para uma pessoa é fácil de se construir e oferece um bom abrigo contra os quatro elementos fundamentais

­Se você tiver material suficiente e deseja estar suspenso do chão, você pode criar uma cama de lona. Procure dois galhos compridos e resistentes e enrole-os no material em cada lado como um grande pergaminho, deixando cerca de 30 cm de madeira exposta em cada um dos lados. Então, simplesmente prenda a cama em quatro árvores a alguns metros do chão. Suba com cuidado, mas note se o seu peso corporal mantêm a estrutura firme, levando em consideração que ela deve estar coberta com a quantidade de material suficiente.

Junte essa cama de lona suspensa com uma cobertura para criar uma plataforma elevada. Se você não conseguir encontrar quatro árvores próximas o bastante, use uma árvore bifurcada em uma das extremidades para criar uma base em formato de "Y". Se você tiver uma corda, mas nenhuma árvore para amarrá-la, amarre-a ao redor de uma rocha de tamanho médio e afunde-a em cerca de 15 a 20 cm no chão. Se você amarrar cordas ou cordel em uma altura maior do que a do abrigo, você deverá anexar pedaços de madeira. Arranje um pedaço de madeira de 15 cm e junte-o à linha a alguns centímetros de onde ele encontra o material. Isso permite que a água desça pelo pedaço de madeira em vez de permanecer em seu abrigo.

Na próxima seção, nós veremos como construir um abrigo usando somente materiais naturais.

­