Como funcionam as companhias de aviação

Autor: 
Kevin Bonsor

Se está planejando uma viagem longa para algum lugar, você poderia ir de carro, de trem, de barco, mas a probabilidade maior é de você ir voando. Os aviões nos permitem viajar longas distâncias em apenas uma fração do tempo que levaríamos usando outras formas de transporte. Se você viaja pelo ar, utilizará com certeza alguma das linhas aéreas comerciais com vôos que ofereçam o destino de sua escolha.


Foto cedida por British Airways
Boeings 747 da British Airways em fila no aeroporto London Heathrow

Os americanos adoram viajar. Observamos isso pelas multidões que existem nos aeroportos. Nos Estados Unidos, 665 milhões de pessoas viajaram pelo menos uma vez em uma companhia aérea americana em 2000. Aproximadamente 25 mil vôos partem todos os dias dos aeroportos dos EUA, e a tendência é que esse número aumente. 

A função básica de uma companhia aérea é transportar passageiros e suas bagagens de um ponto a outro. Como outras indústrias prestadoras de serviço, a indústria das linhas aéreas oferece um serviço por um valor estabelecido. Neste artigo, você saberá mais sobre os diferentes tipos de companhias de linhas aéreas, como elas são estruturadas e como são determinados os valores das passagens.