Aviões de carga

Autor: 
Karim Nice

Empresas de transportes têm diferentes tipos de aviões de carga. Um dos maiores é o Boeing 747. Quanto configurado como um avião de carga, o Boeing 747-400 pode comportar aproximadamente 26 mil pés cúbicos (736 m3) de carga. Isso equivale à capacidade de transporte de cinco caminhões.


Foto cedida pelo Aeroporto Internacional de Hong Kong
Carregando carga pela frente de um 747-400

O 747-400 pode comportar 30 pallets de carga no nível principal. Os pallets têm 2,4 m por 3,2 m e até 3,05 m de altura. Para carregamentos de remessas, há contêineres especiais chamados estabilizadores aéreos para conectar aos pallets e encaixar ao compartimento de carga. No nível inferior, o avião pode comportar outros cinco pallets junto com 14 contêineres especialmente adaptados, cada um com até 1,6 m de altura. Todos esses bens são carregados através de entradas no convés do avião.

Como você pode ver na imagem acima, o avião pode também abrir sua parte frontal para o carregamento de cargas com formatos irregulares.


Foto cedida pelo Serviço Alfandegário dos EUA, fotógrafo James R. Tourtellotte
O inspetor da Alfândega dos EUA examinando a carga em um avião 

Como não há espaço suficiente para dirigir uma empilhadeira, que é o transporte próprio para elevação de cargas, pallets, o piso é equipado com esteiras eletrônicas. Uma vez que um pallet passa pela entrada, as esteiras são usadas para movê-lo para frente ou para trás, no compartimento de carga. Mas, para transportar cargas realmente grandes, você precisa de um super transportador.