Como funcionam as locomotivas a diesel

Autor: 
Karim Nice

A locomotiva híbrida a diesel é uma mostra inacreditável de energia e engenhosidade. Ela combina algumas das grandes tecnologias mecânicas, incluindo um enorme motor a diesel 2 tempos de 12 cilindros, a alguns motores elétricos grandes e geradores - e além disso um pouco de tecnologia da computação.

Esta locomotiva de 122.470 kg foi projetada para puxar vagões de passageiros a uma velocidade de até 177 km/h. O motor a diesel produz 3.200 cv, e o gerador pode produzir quase 4.700 ampères de corrente elétrica. Os quatro motores elétricos usam esta eletricidade para gerar 29.030 kg de empuxo. Existe um motor V12 separado e um gerador para fornecer energia elétrica para o resto do trem. Este gerador é chamado de unidade de força da locomotiva. Este gerador pode produzir mais de 560 quilowatts (kW) de energia elétrica.

Esta combinação de motor a diesel, geradores e motores elétricos faz da locomotiva um veículo híbrido. Neste artigo aprenderemos por que as locomotivas são construídas desta maneira e por que elas têm rodas de aço.