Rodas de aço

Autor: 
Karim Nice

Você já imaginou por que os trens têm rodas de aço em vez de pneus como os carros? É para reduzir o atrito de rolamento. Quando seu carro percorre uma estrada, cerca de 25% da força do motor está sendo usada para empurrar os pneus. Os pneus se dobram e se deformam muito quando rodam, utilizando muita energia.

A quantidade de energia usada pelos pneus é proporcional ao peso que está sobre eles. Como o carro é relativamente leve, esta quantidade de energia é aceitável (você pode comprar pneus de baixa resistência de rodagem se quiser economizar um pouco de combustível).

Como um trem pesa milhares de vezes mais do que um carro, a resistência de rolamento é um fator importante ao determinar a quantidade de força usada para puxá-lo. As rodas de aço de um trem rodam em uma pequena área de contato; a área de contato entre cada roda e trilho é do tamanho de uma moeda de 10 centavos.

Ao usar rodas de aço em um trilho de aço, a quantidade de deformação é minimizada, reduzindo a resistência ao rolamento. Na realidade, o trem é a maneira mais eficiente de transportar produtos pesados.

O lado ruim de usar rodas de aço é que elas não têm muita tração. Na próxima página discutiremos a interessante solução para este problema.