Qual é o lugar mais perigoso da Terra?

Autor: 
Debra Ronca

O lugar mais perigoso da Terra. Parece o título de um filme de aventura. E ele traz à tona todos os tipos de imagens - guerra, terremotos, plantas selvagens venenosas, animais assassinos, doenças, terroristas e crimes violentos a cada esquina.

Não se deixe enganar pela paisagem tranquila; este campo de oliveiras fica em Israel, um dos lugares mais perigosos do mundo
iStockphoto
Não se deixe enganar pela paisagem tranquila; este campo de oliveiras fica em Israel, considerado um dos lugares mais perigosos do mundo

Claro que o perigo está à espreita em qualquer lugar. Mas alguns lugares são definitivamente mais perigosos que outros. Como nós sabemos que lugar é o mais perigoso? Estatísticos e especialistas consideram muitos fatores quando nomeiam um lugar entre os mais perigosos do mundo. Esses fatores incluem segurança, guerra, terrorismo, crime violento, atividade insurgente, doença, problemas humanitários e agitação civil. Como você pode ver, os lugares mais perigosos do mundo são geralmente perigosos devido à atividade humana.

Embora fatores como animais perigosos e clima hostil também sejam considerações, eles não são realmente levados em conta quando pesquisadores compilam dados desse assunto. Um lugar como a Antártica, por exemplo, é extremamente perigoso - seu ambiente de frio congelante não suporta a vida naturalemtne. Contudo, pessoas podem e vivem na Antártica por períodos temporários porque estações de espquisa foram construídas para protegê-las de elementos e fornecem alimento. A Antártica também é uma zona livre de guerra, por isso não há preocupação com agitações civis ou violência.

As estatísticas mais recentes e confiáveis sobre os países mais perigosos do mundo vêm de um relatório chamado Global Peace Index. Esse relatório é feito anualmente e classifica países em ordem ascendente, do mais pacífico ao menos pacífico (ou mais perigoso). De acordo com o relatório, há 23 indicadores para definir a paz ou a ausência de paz em um país. Esses indicadores incluem:

  • Número de conflitos internos e externos lutados
  • Número de mortes em conflitos organizados
  • Relações com os países vizinhos
  • Número de pessoas deslocadas em guerra enquanto percentual da população
  • Instabilidade política
  • Nível de desrespeito aos direitos humanos
  • Potencial para atos terroristas
  • Nível de crimes violentos
  • Capacidade/Sofisticação das forças armadas

Um painel de especialistas revê e discute esses e outros fatores com o objetivo de compilar uma lista final. Eles também levam em conta dados demográficos, como educação, cultura e bem-estar material.

O Global Peace Index classifica 144 países. O Brasil ocupa a 85ª posição no ranking, com uma pontuação de 2.022.

Nas próximas páginas, falaremos sobre os países menos pacíficos do mundo e revelaremos quais estão no topo da lista.