Bairros de Manhattan

Autor: 
Allison Klein

Além das áreas do Uptown, Midtown e Downtown, Nova York é uma cidade de bairros. Cada área tem a sua própria história distinta, aparência e atmosfera. Uma certa atitude ou estilo é algumas vezes associada aos moradores. Por exemplo, você pode ouvir alguém ser descrito como "muito Wall Street" ou pode ouvir alguém se descrever como um "East Villager". Os residentes dos bairros de Nova York são geralmente orgulhosos dos bairros em que vivem.


Alguns dos bairros de Manhattan são:

  • Distrito financeiro/Battery Park City - essa área, no lower Manhattan, é uma das mais antigas de Nova York. Foi o local onde os colonos holandeses se assentataram quando chegaram à cidade. Visite a bolsa de valores da NYSE e verá que o espírito empresarial desta área é evidente. South Street Seaport é um museu marítimo, shopping center e pier no lado sudeste desta área. Perto dali está o Fulton Street Fish Market onde os restaurantes compram os peixes. Para o oeste, você pode passear pelo Battery Park que tem uma vista da Estátua da Liberdade. Pode-se visitar também a plataforma que dá vista para o Ground Zero, para testemunhar a devastação causada no World Trade Center. Essa área é também o local onde fica a prefeitura e outros prédios municipais que são um exemplo impressionante de arquitetura.
  • Chinatown/Little Italy - Nova York não seria a mesma sem estas duas áreas étnicas. A Chinatown está localizada no extremo norte do distrito financeiro e oferece aos visitantes uma coleção interessante de sons, cheiros e gostos. Ali pode-se celebrar o Ano Novo Chinês em fevereiro ou visitar o Museum of the Chinese in the Americas. Chinatown é repleta de restaurantes e casas de dim sum (almôndegas). De acordo com o New York Times, existem cerca de 300 restaurantes no bairro. Se você estiver com fome, vá à Little Italy para apreciar uma massa, pizza, um café expresso ou um gelato caseiro (sorvete italiano). Localizada bem ao norte da Chinatown, os italianos começaram a se mudar para essa área por volta de 1850. Celebre a Festa de São Genaro (no começo de setembro) ou simplesmente dê um passeio na Mulberry Street.
  • Soho/Tribeca - Na parte oeste de Manhattan em sentido Uptown partindo do distrito financeiro, você encontrará as ruas do Tribeca. O nome Tribeca é devido à localização geográfica. Ele está localizado no triângulo abaixo da Canal Street. Há pouco tempo essa área era industrial, mas hoje está cheia de restaurantes badalados, lojas e clubes noturnos. Ao leste do Tribeca fica o Soho. Essa área é uma das mais populares de Manhattan e tem este nome devido o local. Soho significa "sul da Houston Street". De acordo com o New York Times, a arte e o comércio ali são mais intensos do que em qualquer outra parte de Manhattan. As ruas são repletas de lojas caras e galerias de arte. Essa área fica muito agitada nos fins de semana, especialmente quando o tempo está bom.
  • Greenwich Village - indo de leste para oeste entre a Houston Street, ao sul, e a 14th Street, ao norte, pode-se encontrar esse famoso bairro nova-iorquino. Historicamente, essa área é o centro cultural da cidade. É um local onde moram muitos escritores e artistas. O Village, como é conhecido, é dividido em duas áreas: o East Village e o West Village. As ruas estreitas, com chão de pedra de cantaria do West Village, contêm casas históricas, restaurantes, bares, cafés e clubes noturnos. É também o local onde fica o Washington Square Park, fundado em 1827. Este parque tem a honra de ter sido a inspiração para o livro de Henry James intitulado de Washington Square. Essa área pode ser um pouco confusa porque as ruas têm nomes ao invés de números, então é melhor usar um mapa para passear por lá. Cruzando a Broadway, encontra-se o East Village. Essa área tem lojas incomuns e muitos dizem que é o local da cidade onde moram os radicais (não se surpreenda ao ver muitas pessoas tatuadas ou usando piercings). Vá à 6th Street (entre a 1st e a 2nd Avenue) para experimentar comida indiana autêntica. Vá até o St. Marks Place (8th Street) para sentir o ar boêmio do bairro. Embora, hoje, a área tenha mais moradores executivos do que artistas, ainda assim é uma área muito charmosa, que incorpora o sentimento da história de Nova York.
  • Midtown Manhattan - essa área, cujo centro é a 34th Street, é o local das atrações mais famosas de Nova York. O Empire State Building, as Nações Unidas, a Times Square, o distrito teatral da Broadway, a Rockefeller Center, o Grand Central Terminal e a Catedral de St. Patrick estão todos localizados aqui. Se você gosta de ir às compras, visite a Macy's ou a Bloomingdales, que são duas grandes lojas de departamento. Com táxis buzinando e pedestres se acumulando nas calçadas, você poderá realmente sentir a agitação da cidade de Nova York.