O que é uma queimadura de sol?

É muito fácil você desenvolver uma queimadura de sol se tiver ficado dentro de casa o inverno inteiro e depois for se sentar sob o sol em um dia de primavera. Depois de algumas horas, a pele exposta fica bastante vermelha e se torna extremamente dolorida quando é tocada. A pele também costuma ficar bem quente.

Quando você fica com uma queimadura de sol, está basicamente matando as células da pele.

A camada externa da pele do seu corpo é chamada epiderme. As células externas da epiderme, como as que você vê e sente em seu braço, estão mortas. Mas logo abaixo das células mortas existe uma camada de células vivas. Essas células vivas estão continuamente produzindo novas células mortas para repor em sua pele.

Quando você toma sol, se expõe à luz ultravioleta. Esta luz tem a capacidade de matar células [veja esta página (em inglês) para ver mais detalhes]. Ela atinge a camada de células vivas na epiderme e começa a danificá-las e a matá-las.

Quando seu corpo percebe as células mortas, duas coisas acontecem:

  • seu sistema imunológico entra em ação para arrumar essa bagunça. Ele aumenta o fluxo sangüíneo nas áreas afetadas, abrindo as paredes dos vasos capilares para que os glóbulos brancos possam entrar e remover as células danificadas. O aumento do fluxo sangüíneo faz com que sua pele fique quente e vermelha;
  • as terminações nervosas captam a dor e começam a enviar sinais para o seu cérebro. Se você leu Como funciona a aspirina, deve saber que as células danificadas liberam substâncias químicas que ativam os receptores da dor. É por isso que a pele com queimadura de sol fica tão sensível.

As maneiras de evitar a queimadura de sol (sem ter de ficar dentro de casa) são usar um protetor solar, que bloqueia a luz ultravioleta, ou ir com calma para que você consiga um bronzeado primeiro, pois quando você fica bronzeado, seu corpo basicamente cria o próprio protetor solar usando células especiais de pigmento na epiderme. Veja Como funciona o bronzeado e a queimadura de sol para ver mais detalhes.

Aqui vão alguns links interessantes: