Como funcionam os Segways

Autor: 
Tom Harris


Imagem cedida por Segway, LLC

À primeira vista, este dispositivo, chamado SegwayTM Human Transporter (transportador de pessoas), não nos parece tão espetacular, pois se assemelha a uma scooter com tecnologia avançada. Mas aqueles que o experimentaram asseguram que é uma verdadeira revolução no conceito de locomoção.

Dean Kamen, o inventor, tinha altas expectativas para o Segway. Em uma entrevista para a revista Time (em inglês), ele declarou que sua máquina seria para o carro o que o carro foi para os veículos antigos.

Mesmo que o Segway não tenha acompanhado a expectativa do mercado, certamente é uma máquina impressionante. Neste artigo, descobriremos porque o Segway se destaca dos veículos mais antigos e porque o seu inventor, Dean Kamen, pensou que ele poderia mudar o mundo.

Estabilização dinâmica
Quando Dean Kamen revelou o Segway no programa "Good Morning America", da rede de televisão ABC, descreveu a máquina como o primeiro transporte humano que possui "auto-equilíbrio". Quando você observa a máquina em movimento, descobre do que ele está falando.

Ao contrário do carro, o Segway tem somente duas rodas; se parece com um simples carrinho de mão; entretanto, ele tem a capacidade de se equilibrar sobre seu próprio eixo.

Sua concepção revolucionária permite que o condutor se movimente com muita segurança para frente e para trás, com uma simples inclinação do corpo. Para realizar cuvas à esquerda e à direita, basta manusear um único comando localizado no punho esquerdo do guidão.

O recall da Segway
Em setembro de 2006, a Segway, Inc. fez um recall para os 23 mil scooters fabricados até então, por causa de um defeito de software que pode causar a inversão de direção nas rodas. Diversos condutores tinham caído de seus scooters e sofrido ferimentos como dentes quebrados e pulsos fraturados. A Segway está oferecendo gratuitamente um upgrade de software que resolverá o problema, que está disponível em seus representantes e centros de serviço.

Este equilíbrio é o aspecto mais surpreendente sobre o Segway e também é a chave para a sua operação. Para compreender como o sistema funciona, basta levar em consideração o modelo que Kramen usou para desenvolver o dispositivo: o corpo humano.

Quando caminhamos, qualquer inclinação realizada pelo nosso corpo é detectada pelo cérebro devido a uma alteração no fluido do ouvido interno, fazendo com que uma perna se movimente para frente, impedindo a queda. Se continuamos a nos inclinar para frente, o cérebro continuará a colocar uma perna à frente, mantendo-nos em pé. Ao invés de cairmos, andamos para a frente, um passo de cada vez.


Imagem cedida por Segway, LLC
Os Segways são oferecidos em uma variedade de tamanhos e preços

O Segway faz praticamente a mesma coisa, mas usa rodas ao invés de pernas, um motor ao invés de músculos, um grupo de microprocessadores ao invés de cérebro e um conjunto de sofisticados sensores de inclinação ao invés do sistema de equilíbrio do ouvido interno. Como o cérebro, o Segway sabe quando você está se inclinando para frente. Para manter o equilíbrio, movimenta as rodas na velocidade certa e você se move para frente.

O Centaur
Apenas três anos após o lançamento de sua primeira maravilha móvel, a equipe da Segway se concentrou em uma versão de quatro rodas, mais esportiva que seu irmão Segway. Este veículo é atualmente chamado de Centaur.

Compartilhando a mesma linhagem - a mesma base balanceada por giroscópio - o mais novo companheiro do Segway é equipado com duas rodas extras. O sistema de direção faz uso tanto da tecnologia drive-by-wire quanto de mecanismos tradicionais de direção. Enquanto o projeto de quatro rodas provê uma maior manobrabilidade e um pouco mais de velocidade, os condutores podem alternar entre o uso de quatro ou apenas duas rodas.

Pense em um veículo utilitário esportivo (SUV): para dirigir seu Touareg na estrada, não é preciso acionar o sistema de tração nas quatro rodas; mas quando você quer levá-lo para fora da estrada, este recurso está disponível. Centaur é também um SUV - um veículo utilitário Segway capaz, literalmente, de cobrir mais terreno que seu irmão mais velho.

Por enquanto, o Centaur é só um protótipo em desenvolvimento.

Fonte: Ciência popular
/>